13 9 9738 9151 ubuntumtb@hotmail.com
Close
R. André Rossini, 215 - Vila Roseli Pariquera - Açu - SP
13 9 9738 9151 ubuntumtb@hotmail.com

UBUNTU MTB

O educador físico Thiago Ribeiro, nascido e criado na pacata cidade de Juquiá-SP, exercendo sua profissão em Registro-SP, convidou alguns de seus alunos para montar uma equipe de corrida de aventura e participar de alguns circuitos, como CHAUÁS, HAKA e ADVENTURE CAMP.

No início foram criadas duplas, masculina e mista. Avançou-se para a ideia de um quarteto.
Corrida de aventura é uma modalidade esportiva cheia de desafios.
Exige preparo físico e diversos outros ingredientes. Aliás, é possível afirmar que o preparo físico não é o atributo mais importante, e tal aspecto traz um sabor ainda mais especial para tal esporte.
Nas corridas de aventura exige-se navegação com mapa e bússola (orientação), trekking, mountain bike, canoagem e técnicas verticais (Rapel, tirolesa, Ascensão em cordas).
Normalmente os circuitos são divididos em PRÓ e LIGTH. As primeiras com distancias maiores, em torno de 80 km e a segunda em distancias menores, por volta de 40km.

Há, é claro, as denominadas expedições, com circuitos de 200 km, 300 km e mais.
Thiago Ribeiro já contava com bastante experiência.
Trabalhou junto com Lucas Chauas, referência na modalidade, participando ativamente na criação e organização das etapas da CHAUAS.
Foi notado e então convidado a integrar equipes que disputavam as corridas de aventura.

Participou e sagrou vitorioso em diversas delas, participando, entre outras, do ECOMOTION(etapa mundial de corrida de aventura). Seria naturalmente o líder e navegador da equipe.
Os quartetos, nas corridas de aventura, devem ser compostos por ao menos um integrante de outro sexo.

Em regra são três homens e uma mulher. Na equipe que estava nascendo a mulher seria LEANDRA SARTORI MENEGUETTI.
Leandra vinha treinando com Thiago há um bom tempo, demonstrando muita disciplina, vontade, garra e superação. Tinha todos os requisitos para enfrentar os inúmeros perrengues das corridas de aventura.
Integrou a equipe ANDRÉ FERNANDES (Autorodas), que já contava com alguma experiência. Entre outras provas que já tinha participado incluía um CHAUAS 300KM.
Por último foi convidado o aluno MENÉZIO JUNIOR, que vinha treinando com Thiago há um bom tempo.
O quarteto estreou na etapa chauas Itanhaém de fevereiro de 2012. Inscreveu-se com o nome PAPAVENTO. Para imensa alegria, depois de disputar lado a lado com equipes de renome internacional, como QUASAR LONTRA, subiu ao pódio em terceiro lugar. A experiência em Itanhaém foi uma injeção de ânimo.

O nome da equipe não agradava muito seus integrantes, então começamos a pensar em um nome que pudesse registrar o espírito de nossa equipe. Queríamos algo que nos remetesse a uma IDEIA TRIBAL. O ser humano ainda em estágio primitivo, com muito contato com a natureza, preservando o planeta e respeitando seus semelhantes. Gostaríamos também de algo que destacasse o coletivo, o trabalho em equipe, capaz de levar aos melhores resultados. Uma ideia simples, mas ao mesmo tempo forte, sintetizando o espírito que nos movia. Aquela união e sensação de força enquanto fruto da companhia do outro. Fomos então apresentados ao conceito UBUNTU –  eu sou porque somos. Sabíamos não apenas porque lemos ou outros nos ensinaram, mas porque sentimos, experimentamos em cada gota de suor, em cada aflição, em nossas fraquezas e superações. Tínhamos a certeza que a felicidade, aquela sensação plena e incapaz de ser descrita, só era possível de ser usufruída, integralmente usufruída, se como equipe fossemos um!!
E então o nome da nossa equipe de aventuras ficou UBUNTU XODARO, XONDARO= Guardião das terras de sua tribo, defendia os interesses de sua comunidade.

Thiago Ribeiro e Eventon Ribeiro cursavam especialização em treinamento desportivo na cidade São Paulo, em uma dessas viagens para o curso discutiam sobre o desenvolvimento do mountain bike na região do Vale do Ribeira.
Notaram a carência de um circuito organizado com calendário anual para fomentar o esporte na região e alavancar o esporte regional.
Como sozinhos não conseguiríamos viabilizar tal estrutura, recorremos aos amigos do BIKE SAÚDE, o primeiro grupo de ciclistas recreativos organizados do Vale do Ribeira.
Esses resolveram nos ajudar a viabilizar a primeira etapa (ajudam até hoje) que aconteceria na cidade de Registro-SP.
Com tanta gente envolvida em um só proposito o nome do evento não poderia ser outro “UBUNTU MTB – eu sou porque somos todos nós”

Na primeira edição tivemos a participação de 170 atletas iniciantes, que hoje juntamente com o evento cresceram e se aprimoraram, novos grupos de ciclismo recreativo e competitivo foram formados.
Atualmente o Circuito Ubuntu Mtb é organizado pelo Prof. Everton Ribeiro sendo este o diretor geral da competição, Fabio Tetsuo manager do evento e Tiago Chaves coordenador da equipe de Staff.

O mercado de ciclismo competitivo foi aquecido, pessoas descobriram a maravilha do MTB e melhoraram sua qualidade de vida.

Este é nosso maior LEGADO!!!

Agradecemos a cada pessoa que passou pela organização, que colaborou em algum momento para que hoje o evento tomasse essa proporção.

UBUNTU!!!

TEMOS ORGULHO DA NOSSA TRIBO!!!