13 9 9738 9151 ubuntumtb@hotmail.com
Close
R. André Rossini, 215 - Vila Roseli Pariquera - Açu - SP
13 9 9738 9151 ubuntumtb@hotmail.com

Regulamento Técnico do Circuito Ubuntu de Mtb 2018.

  1. Equipamentos Obrigatórios:

1.1 – Não será permitido o uso de bicicletas que não sejam da modalidade Mountain Bike. Os pneus devem ser adequados para andar em percursos de terra.

1.2 – É proibida a troca de bicicletas e atletas em todas as categorias durante a prova, acarretando em desclassificação sumária.

1.3 – O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja presente, carregada, arrastada ou empurrada pelo próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.

1.4 – É obrigatório o uso de capacete afivelado. Recomenda-se portar dinheiro, telefone celular e cartão telefônico em caso de algum imprevisto.

1.5 – Câmara de ar, bomba e reservatórios de água são itens importantes em qualquer bike.

1.6 – A organização reserva-se ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento e que venha a prever algum risco de acidente ao atleta.

2 Prova.

2.1. Tipo de Prova:

Prova desportiva disputada no estilo Mountain Bike XCM – Circuito Ubuntu de Mtb- com etapas ao longo do ano de 2018.

2.2 Formato da Competição.

O Circuito Ubuntu de Mtb terá etapas em cidades do Vale do Ribeira com pontuação de Ranking para os primeiros 10 colocados de cada categoria. Onde os 5 primeiros serão premiados com troféus.

2.3 Entrega de Kits.

2.3.1 O kit do atleta será entregue no dia do evento. Na arena do evento a partir das 07h00 até 15 minutos antes da largada.

2.3.2 O kit poderá ser retirado pelo atleta inscrito mediante apresentação de um documento com foto ou por outra pessoa que possua em mãos a cópia do documento do atleta.

2.3.3 O conteúdo do kit deverá ser conferido no ato da entrega. Não serão aceitas reclamações posteriores por falta de material que compõe o kit.

2.3.4 O kit do atleta de cada prova será composto pelo numeral, Gel Sachê e uma Camiseta Oficial do evento. Demais itens poderão ser acrescentados ao kit e dependem de apoios e patrocinadores da prova.

2.3.5 – Cada atleta deverá instalar o numeral em local visível na parte frontal da bike, devendo permanecer até o final da prova. O atleta deverá cruzar o (Brete) em baixa velocidade para facilitar a marcação do numeral pelos comissários no momento da chegada e deixando a placa de identificação visível. Caso o atleta não esteja portando a placa de identificação, será automaticamente desclassificado.

2.3.6 O atleta que não retirar o seu kit dentro do horário estabelecido por este regulamento ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.

2.4 Largada da Prova.

A largada será às 08h30min. Os atletas da categoria Juvenil e Cicloturismo estarão identificados com placa azul e as demais categorias com placa branca.

2.5  Percurso da Prova.

Os percursos serão demarcados no chão, com fitas e placas de indicação. Deve ser salientado que o trânsito no local não será fechado, devendo o competidor prestar total atenção com o trajeto em todas as vias. Um veículo batedor acompanhara o líder geral da prova, assim como haverá um outro veículo vassoura para acompanhar o último atleta.

O percurso será misto feito por trilhas, ruas, estradas de terra e asfalto, com obstáculos naturais como subidas e outros que o atleta deverá superá-los sem a ajuda do apoio.

É responsabilidade do competidor, seguir o trajeto correto que será demarcado pela organização e no qual ele se inscreveu. O percurso da categoria Juvenil e Cicloturismo serão mais curtos, e o percurso das demais categorias serão mais longos e com exigência técnica.

2.6 Premiação.

As categorias Elite Masculino e Juvenil serão premiadas os 10 primeiros atletas com troféu.

A categoria Dupla Mista receberá troféus. As 5 melhores duplas, sendo um troféu para cada integrante.

Haverá premiação com troféu até o 5º colocado(a) para as demais categorias do Circuito.

Todos os atletas inscritos e que concluírem a etapa receberão a medalha de participação.

Toda propaganda realizada pelo atleta premiado durante a premiação, como banners, poderá ter no máximo 40 cm x 40 cm. Ficando sujeito à desclassificação caso o tamanho da propaganda exceda este limite. O Campeão da categoria terá o direito de levar sua bicicleta junto à premiação.

Obs:

A penúltima etapa do Circuito Ubuntu haverá uma pontuação dobrada. Definindo assim, os campeões na Etapa Final.

A última etapa do circuito a pontuação nela obtida valerá para o Ranking do próximo ano.

Não haverá premiação em troféu para o Cicloturismo, pois se trata de uma categoria não competitiva.

2.8 Pontuação

Colocação

Pontuação

15

12

10

08

06

05

04

03

02

10ª

01

O atleta que mudar de categoria durante o campeonato perderá todos os pontos automaticamente.

O CRITÉRIO DE DESEMPATE:
1-Maior número de participação em etapas.
2-Maior número de vitórias.
3-Melhor resultado na última etapa.

3. Categorias:

Masculino:
ELITE MASCULINO  (19 mais ou critérios técnicos) 1999 e anos anterior
JUVENIL DE 10 a 14 ANOS         2004 a 2008
JÚNIOR DE 15 A 18 ANOS          2000 a 2003
SUB 30 ( 19 A 29 ANOS)  1989 a 1999
MASTER A ( 30 A 34)        1984 a 1988
MASTER B ( 35 A 39)        1974 a 1983
MASTER C ( 40 A 44)        1974 a 1978
MASTER D ( 45 A 49)        1969 a 1973
MASTER E ( 50 A 54)        1964 a 1968
MASTER F ( 55 A 59)         1959 a 1963
OVER ( 60 ANOS OU MAIS)        1958 e anos anteriores

Feminino:
FEMININO (19 mais ou critérios técnicos) 1999 e anos anterior
FEMININO ( 30 A 39)         1979 a 1988
FEMININO ( 40 ANOS OU MAIS)            1968 a 1978 e anos anteriores

Categorias mistas (Feminino e Masculino)

CiCLOTURISMO LIVRE.
DUPLA MISTA (19 mais) 1999 e anos anterior

***Na categoria Dupla Mista, só será computado o resultado na passagem dos dois atletas juntos.
***Fica expressamente proibido o apoio ou ajuda de qualquer outro competidor, que não seja o integrante da dupla.
É também proibido o uso de acessórios para reboque (cordas ou outros objetos), sendo passível de desclassificação, caso a organização veja, ou seja, avisado por pelo menos 2 testemunhas competidoras.

***O atleta deverá se inscrever na faixa etária correspondente à idade que o mesmo terá no ano vigente do Evento.
Exemplo: A data base para cálculo da categoria é a idade completa no dia 31 de Dezembro de 2018.

4. Inscrições:

Cada inscrição dá direito ao atleta receber um Kit com placa numerada camiseta oficial UBUNTU MTB, seguro de vida,mesa de frutas e hidratação durante o percurso e na chegada.
As inscrições serão realizadas no site WWW.ubuntumtboficial.com.br.

4.1 Ação Social Ubuntu MTB

Será obrigatório a doação de 1KG de alimento não perecível no momento da retirada do kit do atleta. (Os alimentos arrecadados serão doados a uma Instituição da Cidade , no qual o evento será realizado).

5. Vistoria:
No alinhamento da largada, serão observados o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança e o atleta que não estiver com a placa de numeral devidamente instalada ou não estiver portando os acessórios obrigatórios exigidos pela organização será impedido de alinhar para largar até sua devida regularização com a organização da prova.

6. Responsabilidades:

O atleta competidor inscrito assinará um termo de responsabilidade online por livre e espontânea vontade e que leu e está de acordo com o seu regulamento. Está ciente de que está competição é um esporte de risco e que está clinicamente em condições e devidamente treinado. Assume todos os riscos em competir o Circuito Ubuntu de Mtb 2018, inclusive os relativos às quedas, contatos com outros participantes, assalto, efeitos do clima, incluindo calor alto e/ou umidade, condições do circuito e tráfego. Concede permissão à organização, para que utilize fotos, filmes, gravações, etc. para divulgação que mostre a participação.

8. Atenção:

A prova poderá ser adiada em situações climáticas extremas.

É de responsabilidade do participante, ver as informações no site WWW.ubuntumtboficial.com.br ou em nossa Fan Page pelo Facebook Ubuntu Mtb oficial no dia anterior do evento.
Caso haja mudança o participante poderá usar sua inscrição para a nova data.

9. Penalização com Desclassificação:

Enviar dados incorretos no preenchimento da inscrição;

Não usar capacete durante a prova;

Completar a prova sem o número de identificação (salvo por queda);

Realizar manobras ou atitudes desleais contra outros ciclistas;

Cortar caminho ou não passar por caminho demarcado;

Pegar carona durante a prova;

Tumultuar o trabalho da organização antes, durante ou após a prova e na apuração dos resultados;

Desrespeitar qualquer membro da organização;

Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora da prova.
OBS.: A organização do Circuito Ubuntu de MTB será rigorosamente intransigente na obediência do presente Regulamento por todos os participantes e de forma alguma permitirão qualquer conduta anti-desportiva ou infração constantes no item Penalizações deste Regulamento. Todos os atletas estarão sujeitos a penalidades por desrespeito ao Regulamento, à comissão organizadora, staffs e autoridades policiais.

11. Seguro de Vida

O atleta ficará sob a cobertura de seguro de vida durante a competição, desde que informem corretamente o número do CPF na ficha de inscrição online.

Circuito Ubuntu Vale do Ribeira de Mountain Bike
“Sou quem sou, porque somos todos nós”.